Morgado é mau humorado. E o mau humor funciona exatamente como a alegria: melhor quando você divide com alguém. Hoje ele me ligou. Tudo porque passou pela banca de revistas. A seguir, o nosso diálogo telefônico. Na verdade, praticamente um monólogo.
– Alô?
– Morgado?
– Ta perguntando porque, se o meu nome apareceu no identificador do seu celular?
– Mania
– Sabe porque eu to te ligando?
– Não
– Porque eu gosto de você. Você não é Maria vai com as outras, como a maioria desses debilóides por aí.
– Obrigado
– Por exemplo, você não gosta da Veja, gosta?
– Não sou muito fã, não.
– Por isso eu gosto de você. Ja falei isso?
– Já
– Rapaz, você viu a capa da Veja desta semana? O Serra. A porcaria do Pasquin não se apruma, não é? Aliás, deixa eu ser justo com o Pasquin, que foi um bastião a favor da liberdade num dos momentos mas negros da nossa história. O jornal não merece uma ofensa como essa. Ser comparada a uma revista que faz tudo menos bom jornalismo. Corrijo: menos jornalismo. Escuta , se eles apoiam o pústula do José Serra – um sujeito que faz campanha pra prefeito, foi eleito e em dois anos de mandato para o qual lutou e fez promessas larga tudo para concorrer a um cargo maior -que o faça com coragem e não subrepticiamente…existe essa palabra enquanto advérvio?…foda-se. Voltando, que apóie esse oportunista no seu editorial. Eu não posso com esse apoio travestido de fatos. Eu fico com bortoejas e urticearias quando me deparo com isso. Você percebe também, não percebe?
– É eu entendo.
– É por isso que eu gosto de você. Enfim, eu quero dexiar claro que não apóio canditado nenhum. Eles todos adoram nos escorchar com taxas e impostos, logo, que ardam todos no fogo do inferno. Mas essa revistinha é o maior desperdício de papel que eu ja vi. Quanta árvore derrubada em vão, meu Deus. Pra dar apoio ao Serra, desencavam fatos antigos e transformam em novidade. Igual a minha mãe, que pega a linguiça que sobrou do currasco de domingo coeta em rodelas, faz um molhinho com cebola e serve na terça. A vantagem da linguiça é que fica uma maravilha, é muito mais útil do que o Serra como presidente. Aliás, na tal reportagem, o Serra me vem com essa maravilha: “eu me preparei a vida toda pra ser presidente”. Isso me dá calafrios. A vida toda? É um maníaco compulsivo. Quando chegar lá, além de fazer as asneiras que faz no estado em que governa, não vai querer sair. E o Civita apóia. É da turma. Abre o olho, hein?
– Ja falei que não leio muito a revista.
– Por isso gosto de você. Aliás, na mesma edição, voltam a meter pau do Duda Mendonça. Colocaram lá que agora ele cobra 12 milhões pra fazer campanha. Mas vejam só, que coisa. Por que eles não colocam lá quanto a Veja fatura com propaganda em cada edição? Pois eu te digo que é capaz de superar os 12 milhões que o baiano cobra. A propósito, fico me perguntando: por que a Veja pega tanto no pé do Duda Mendnça? Pois nem se preocupe em responder. Eu já sei. O Duda Mendoça ja conseguiu eleger muito mais gente com seu trabalho do que a Veja com seu apoio disfarçado em artigos e matérias. É ciúme. O mais deslavado dos ciúmes. Mas você não assina a Veja, assina?
– Ja falei que não. Nem leio muito.
– Eu sabia. É por isso que eu gosto de você.o do Morgado Muito mau humorado,adosquando me deparo com isso. re. Ele Mendoça ja conseuiu eleger muito mais gente com seu trab
E desligou o telefone sem nem mesmo se despedir. Como sempre. Ele é assim. Muito mau humorado.